Primeiramente, você provavelmente já se deparou com a necessidade de calcular o reajuste anual das mensalidades do seu plano de saúde individual.
No entanto, compreender como esse aumento é calculado e verificar se está em conformidade com as rigorosas regras estabelecidas pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) não é tarefa simples. Por isso, preparamos um guia completo para que você saiba como se informar sobre o reajuste de plano de saúde individual.
O que é o reajuste de plano de saúde individual?
O reajuste de plano de saúde individual é um aumento anual das mensalidades, que deve obedecer às regras estabelecidas pela ANS. Esse aumento é calculado com base em alguns fatores, tais como a inflação, a sinistralidade (número de procedimentos realizados pelos usuários) e a variação de custos médico-hospitalares.
Como o reajuste de plano de saúde individual é calculado?
As seguradoras calculam o reajuste do plano de saúde individual de acordo com as regras estabelecidas pela ANS. Em geral, o aumento é determinado por dois elementos: o índice de reajuste estabelecido pela ANS e o fator de impacto do contrato.
A ANS divulga anualmente o índice de reajuste do plano de saúde, levando em consideração a variação de custos médico-hospitalares e a inflação.
Por outro lado, o fator de impacto do contrato leva em consideração a idade do segurado, o tipo de plano e a data de contratação.
Como se informar sobre o reajuste de plano de saúde individual?
Para obter informações sobre o reajuste do plano de saúde individual, esteja atento às comunicações da sua operadora de saúde. A ANS exige que a operadora informe previamente o percentual de aumento e justifique a real necessidade.
Além disso, consulte o histórico de correções do plano de saúde individual no site da ANS.Acesse a área de Consulta de Planos e insira o nome da operadora e do plano de saúde.
Caso haja dúvidas ou suspeitas de irregularidades, busque orientação jurídica especializada. Um advogado analisará o contrato de adesão ao plano de saúde e verificará se há cláusulas abusivas ou ilegais que permitam o reajuste.
Conclusão
Ficar informado sobre os reacertos do plano de saúde individual é fundamental para evitar abusos por parte das operadoras de saúde. Por isso, conheça as regras estabelecidas pela ANS e atente-se às comunicações da operadora. Em caso de dúvidas ou suspeitas de irregularidades, busque orientação jurídica especializada para proteger seus direitos como consumidor.
O post Como se informar sobre o reajuste de plano de saúde individual aparece primeiro em: Castro, Hersen, Rego (Advogado em Salvador).